UNIVERSIDADE

Empresarial

FUNDAMENTOS

O QUÊ ?

Universidade Empresarial é um canal de comunicação digital, dentro de um negócio (site, chatbot, podcast), voltado para as pessoas envolvidas direto e indiretamente com a missao da empresa. Tendo como principio basico educar (recrutar), reter (lembrar) e motivar (engajar) colaboradores através de tecnologia e aplicacoes como: storylleting, machine learning, cursos e gamificacao. Na busca pelo envolvimento dos participantes na conquistas (desafios), reconhecimento (selos) e recompensas (cashback).

PORQUE ?


Para gerar um ambiente organizacional de EQUIDADE favorecendo o sentimento de PERTENCIMENTO dos colaboradores em um GRUPO através de um ecossistema que promova o equilíbrio e a criatividade.


Esse propósito serå alcançado através do tripé de equilíbrio, formado por: Aprendizagem efetiva, Retenção de informaçÔes de forma amigåvel e participação colaborativa.


Veja os gråficos abaixo que representam a aprendizagem e retenção mencionados no tripe.



Em resumo, as imagens acima mostram que existem métodos para um aprendizado eficiente e duradouro.


Agora veja a imagem abaixo para entender quais são as hipóteses de absorção do conhecimento por qualquer individuo.


Quando um estudo Ă© realizado de forma ativa, em um debate, praticando ou ensinando o conteĂșdo estudado, esse conteĂșdo Ă© retido de maneira mais efetiva; por outro lado, o mesmo conteĂșdo passa por um processo de esquecimento a partir do momento que Ă© absorvido.


Então, quando retemos um conhecimento entramos em um processo de declinio daquela(s) informação(Ôes). Como mostra a imagem abaixo:



Mas calma, mediante a uma dor hå sempre um remédio para tratar a enfermidade.


Na imagem abaixo Ă© possĂ­vel identificar uma luz no fim do tĂșnel do esquecimento. Onde a frequĂȘncia reduz o declĂ­nio do esquecimento. 


Iremos olhar de modo mais profundo para as taxas de crescimento do aprendizado e como implementa-la.

Para isso é preciso ter cuidado com o modelo aplicado para gerar a frequencia da informaçÔes a qualquer individuo.

Pois a informação precisa ser atrativa, e não impositiva.

Métodos de atração como o RAPPOR devem ser trabalhados da melhor maneira possível dentro dessa distribuicao de conteudo. Para isso, aplicar tecnicas como a que o FBI utiliza para recrutar agentes é uma ótima alternativa tornando a frequencia da informacao presente e ao mesmo tempo imperceptível para ser visto como algo amigåvel para o individuo. Livrando-a de parecer uma ameaça ou de ser algo inconveniente.


Mas como fazer com que algo se tornar frequente e atrativo para um individuo?


A melhor resposta para esse pergunta Ă© atravĂ©s da GAMIFICAÇÃO.


Empresas de tecnologia como o Google aplicam modelos inovadores de retenção, principalmente, para gerar contribuição dos usuarios com suas ferramentas e recursos disponiveis.


Veja o exemplo abaixo com a ferramenta CROWDSOURCE de aprendizado da maquina.

Esse aplicativo é utilizado por usuårios para validar informarçÔes disponiveis na nuvem, como uma imagem que pode servir para inteligencia artificial promover a uma aplicacao de editor de texto, ou o reconhecimento de voz para aumentar a precisão da pesquisa por voz no mapas sobre um local desconhecido.



A grande questĂŁo a ser destacada aqui, que justifica o motivo de ter mencionado esse exemplo, Ă© o "porque um individuo reservaria tempo para ficar validando imagens ou textos na nuvem ?"


A resposta esse questionamento estĂĄ no DESAFIO contido na realizacao de uma tarefa pelo usuĂĄrio em um modelo de COMPETIÇÃO que o aplicativo gera ao estabelecer uma RECOMPENSA na CONQUISTA do resultado da tarefa e, tambĂ©m, ao apresentar um RANKING de usuĂĄrios que participaram.

As recompensas sĂŁo distribuidas de acordo com o numero de vezes que a tarefa Ă© realizada, de forma crescente, tornando-se cada vez melhores.


Esse tipo de atividades gamificado, retem mais o usuario permitindo foco e atencao por um longo periodo sem tornar a rotina dificil para o usuario.


Quando analisamos essa sequencia de informacoes sobre aprendizagem (retencao), retenção (lembranca) e engajamento (gamificacao) sobre a perspectiva de negocios, um universo de possibilidades surgem. Serão mencionados no proximo topico sobre como trabalhar a universidade empresarial.

COMO ?

Utilizando de forma orquestrada um conjunto de ferramentas desenvolvidas em aplicaçÔes diferentes, mas que reunem todas os recursos necessarias em um Ășnico canal para criar esse ecossistema que possibilite recrutar, reter e motivas os participantes com a missao, visao e valores da empresa.

Esse canal Ă© a UNIVERSIDADE EMPRESARIAL, que serĂĄ estruturada em uma plataforma digital, com recursos ligados por API para promover a interacao dos usuarios com o ferramenta.


METODO SALA DE AULA INVERTIDO

FUNDAMENTOS DO PROJETO


EGO = REPUTACAO


MACHINE LEARNING = RAPPOR


PROCLASTINACAO = PRODUTIVIDADE (VALIDACAO)

ESTRUTURA

REFERÊNCIAS



RE